terça-feira, 1 de março de 2011

Ensaio Sayonara Montenegro - Dança Flamenca

O Flamenco, arte originalmente popular, cercada de mistérios e preconceito, surgiu no século XVIII como resultado da mistura de várias culturas que atravessaram a Andaluzia, sul da Espanha. Suas raízes provêm fortemente dos ciganos andaluzes, mas possui também influência das culturas grega, hindu, muçulmana, mozoárabe, judaica e negra. Os ciganos, impiedosamente perseguidos pela inquisição espanhola ao longo dos séculos, deram vazão a todo esse sofrimento através da dança. As canções trágicas, tristes e emocionantes refletem o sofrimento do povo cigano. Agora o Flamenco é  um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. Em novembro de 2010, a UNESCO declarou o Flamenco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Sempre houve, no mais íntimo do meu ser, paixão pela magia dos ciganos. A dança me fez retomar a estima perdida com o passar dos anos. Minha mente "turbulenta", povoada com os mais diversos sentimentos, a emoção por trás dos gestos, expande-se e presta reverência à arte através de uma manifestação da alma. É assim que tudo acontece...colocando para fora emoções trancadas, sentimentos profundos de alegria, angústia e prazer, através da música.
 Não preciso dizer quem sou. Minha alma cigana denuncia-me...







































“Hay de tener la sangre de los gitanos
para bailar el flamenco! ”
"Você tem que ter o sangue dos ciganos
para dançar o flamenco! "
Sayonara Montenegro 
  Para o Engenho da Luz, realizar fotos com tamanha emoção e dedicação é capturar e imortalizar a paixão por longas eras, a fotografia tem o dom de imortalizar os sentimentos, a beleza e a arte de uma imagem. Sayonara em seus movimentos, suas palavras e seus sentimentos, transmitiu a esse trabalho a essência da dança para dentro do estúdio com uma simplicidade mágica, o posicionamento da iluminação foi elaborado e posicionado para dar um movimento aparente às fotos e deixá-las com um ar dramático e elegante. As luzes literalmente dançaram com seus movimentos dentro do estúdio e revelaram toda arte Flamenca.
  Agradecemos a oportunidade e a confiança que tivesse em nosso trabalho e pela oportunidade de conhecer mais essa arte de dançar, uma poesia corporal.
  Engenho da Luz - Jobson Galdino

3 comentários:

  1. MUito bacana esse ensaio cigano. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Aliança perfeita: alta qualidade profissional, sensibilidade artística e Say! Trabalho perfeito e inveja dos deuses...

    ResponderExcluir